Recuperação Judicial, visão empresarial – Aracaju/SE

21/12/2018

 

 

 

 

APENAS BOLETO

 

PARCELADO (CARTÕES)

Expositor

Eduardo Donizete Boniolo                 

 

Apresentação

Diante das diversas responsabilidades estabelecidas de ordem técnica, o profissional contábil deverá possuir conhecimento relacionado às normas e legislações que direcionem às relações empresariais. Será de suma importância buscar conhecimentos complementares na área da ciência contábil em função da urgência de elaborar análises relacionadas com registros da área de Falência e Recuperação Judicial. Nessa ordem apresentaremos conhecimentos técnicos e necessários para o desenvolvimento dos trabalhos da perícia contábil, para que possamos melhor prepararmos os profissionais da contabilidade para atuarem na condição de peritos desta área.

 

Justificativa

Justifica-se essa abordagem pela necessária disseminação do conhecimento como programa de educação continuada. Essa ação valoriza a classe e permite o engajamento dos órgãos que atuam na defesa dos interesses profissionais, pois, demonstra a preocupação em possibilitar oportunidade de discussão do conhecimento pertinente.

Por outro lado, oportuno para os profissionais atuantes na perícia, considerando a iminência das exigências relacionadas à instituição do cadastro nacional de peritos, na condição de requisito necessário para demonstrar regularidade e vinculação ao cadastro; tem-se o dever de comprovar educação continuada profissional.

 

Objetivo

Instruir os interessados para a atuação profissional como Perito Assistente Técnico em auxílio às empresas devedoras, em processos de Recuperação Judicial com o detalhamento das responsabilidades e atividades inerentes aos trabalhos técnicos necessários para a condução do processo.

 

Local, Período e Horário

O curso será realizado na modalidade presencial, com coffee break de 15 minutos em cada período e carga horária de 16 horas:

 

Turma 1

Aracajú/SE – Fevereiro (22 e 23/02/2019) – 8h às 18h

Local: Hotel da Costa

Endereço: Av. Santos Dumont, 1807, Praia dos Artistas – Aracaju / SE

CEP: 49035-730

 

Público Alvo e Abrangência

O curso se destina aos profissionais de Contabilidade e estudantes de graduação em contabilidade e interessados na atuação profissional em perícia contábil.

 

Frequência

Para obtenção do certificado e para comprovação que o profissional participou das atividades de expansão dos conhecimentos é necessária frequência a mínima de 80%.

 

Avaliação

Será exigida a presença mínima, de 100% das horas aulas estipuladas para o curso e participação do aluno em sala de aula, nas atividades propostas pelos professores e interação com o grupo. Será exigida a presença mínima, de 100% das horas aulas estipuladas para o curso.

 

Metodologia e Material

Curso Presencial com exposição dos assuntos, mediante recursos de apoio, como Data show e quadros de exposição e exercícios em grupo.

 

Certificação

O curso terá carga horária de 16 horas e será certificado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), com pontuação de 16 (dezesseis) pontos no Programa de Educação Continuada do CFC para os Peritos Contábeis.

 

Expositores – Currículo

EDUARDO DONIZETE BONIOLO

 

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo e pós-graduado pelo curso de MBA Executivo Internacional em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Profissional com 25 anos de experiência em instituições financeiras multinacionais como Banco Francês e Brasileiro, CCF, Santander, entre outros, com atuação nas áreas de Finanças, Controladoria e Controles Internos.  Atuou em projetos de implementação de normas internacionais como Lei Sarbanes Oxley e IFRS. É atualmente Consultor Empresarial nas áreas de Finanças, Controladoria e Recuperação de Empresas, bem como, expert na elaboração de planejamento estratégico para empresas em processos de recuperação judicial.  Atua como Perito Judicial com nomeações em diversas comarcas do Estado de São Paulo, nas áreas contábeis, financeiras e de recuperação de empresas.

 

Conteúdo Programático

  1. A)   Lei de Recuperação e Falência – LRF
  • Revisão dos conceitos da lei 11.101/05
  • Processo da Recuperação Judicial
  1. B)   Atuações do Perito Assistente Técnico em Recuperação Judicial
  • Diagnóstico Prévio
  • Instrumentalização do Pedido
  • Plano de Recuperação Judicial
  • Divergências de Crédito
  • Assembleia Geral de Credores
  • Administração do Plano de Recuperação Judicial

 

Referências

-BONIOLO, Eduardo. Perícias em Falências e Recuperação Judicial. São Paulo: TREVISAN, 2015

-DE LUCCA, Newton & DOMINGUES, Alessandra de Azevedo. Direito Recuperacional Aspectos Teóricos e Práticos. São Paulo: Quartier Latin, 2009

-LAZZARINI, Alexandre Alves; KODAMA, Thais; CALHEIROS, Paulo (org). Recuperação de Empresas e Falências: Aspectos Práticos e Relevantes da Lei 11.101/05. São Paulo, Quartier Latin, 2014.

-LUCCA, Newton de; VASONCELOS, Miguel Pestana (Coord). Falência, Insolvência e Recuperação de Empresas – Estudos Luso-Brasileiros. São Paulo, Quartier Latin, 2015.

-MELLO, Paulo Cordeiro de. Perícia Contábil. São Paulo: SENAC, 2016 – 2ª Edição

-MELLO, Paulo Cordeiro de. A Perícia no Novo Código de Processo Civil. São Paulo: TREVISAN, 2015

-MELLO, Paulo Cordeiro de. Perícia Financeira. São Paulo: SENAC, 2016

-PAIVA, Luiz Fernando Valente de. Direito Falimentar e a Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. São Paulo: Quartier Latin, 2005

-SÁ, Antonio Lopes de. Perícia Contábil. São Paulo: Atlas, 2011

-SIQUEIRA, Julio Cesar Teixeira de. Recuperação Judicial de Empresas Médias e Pequenas. São Paulo: TREVISAN, 2016