Reabertura das inscrições para o 2º Exame de Suficiência de 2017

O CFC, no uso de suas atribuições legais, torna pública a reabertura das inscrições para realização do 2º Exame de Suficiência de 2017.

As inscrições poderão ser efetuadas  na página da Fundação Brasileira de Contabilidade,  no período das 10h do dia 25/07/201723h59min do dia 27/07/2017, observado o horário oficial de Brasília (DF).

Todos os examinandos poderão reimprimir seu boleto bancário somente até às 18h do dia 28/07/2017, para pagamento no mesmo dia.

A taxa de inscrição será de R$110,00 (cento e dez reais).

 


 

 

GESTÃO E TERCEIRO SETOR SÃO TEMA DE PALESTRA EM SANTA CATARINA

 

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realizou na última terça-feira, 4, em Criciúma, uma palestra gratuita sobre “Gestão empreendedora, Criatividade e Terceiro Setor”. Voltado para contabilistas, administradores, advogados e gestores, o evento foi comandado pelo professor, José Henrique Domingues Carneiro. O palestrante trouxe para discussão, pontos importantes sobre o futuro da tecnologia para a atividade, com base na ampla experiência nos setores em que atua.

 

Carneiro é administrador, contabilista e empresário. Já atuou como assessor da Câmara Municipal de Florianópolis e como secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Hoje é coordenador Nacional do Programa de Gestão e Contabilidade da FBC. Também ocupa o cargo de superintendente de Assuntos Metropolitanos da Secretaria Municipal do Continente.

 

Foram abordados conteúdos pertinentes à área de tecnologia e tendências futuras no terceiro setor: startups consultoria online, escritórios virtuais, relações de trabalho e alianças estratégicas para alcançar o sucesso. A exposição orientou gestores de organizações do terceiro setor a desenvolverem sua função com capacidade e conhecimento na área das instituições sem fins lucrativos e não governamentais.

 

O evento foi realizado pela FBC juntamente com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).

 

 


 

Terceiro Setor foi o tema do Câmara Técnica DEBATE

 

Ao completar um ano, o projeto Câmara Técnica DEBATE realizou a décima edição nesta sexta-feira (30/6) com o tema “Diretrizes Contábeis e Prestação de Contas de Organizações do Terceiro Setor”. O evento ocorreu na sede do CRCSC com participação presencial e transmissão online.

As palestras foram ministradas pelo presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Carneiro, e o integrante do Grupo de Estudo do Terceiro Setor e Demais entidades do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Marcelo Monello, que também coordena em São Paulo o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Depois foi realizado um debate que teve a moderação do coordenador do PVCC em Santa Catarina, Tadeu Vieira, e a coordenação da mesa da vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Michele Roncalio.

O contador Juarez Carneiro iniciou sua fala mostrando os pontos da legislação (Lei 13019/2014) que implantou o chamado Marco Regulatório do Terceiro Setor. Ele apontou as mudanças para as organizações da sociedade civil e também as alterações para a administração pública.

 

“As inovações servem muito mais como instrumentos para a gestão, pois estamos vendo que há uma preocupação em como deve ser dirigida uma organização de terceiro setor e as implicações que isso tem”, disse Juarez. Na sequência, ele fez um retrato do setor, apresentando números como a quantidade de profissionais com vínculo de trabalho neste setor. São aproximadamente 2,2 milhões de pessoas que atuam em associações privadas (83,4%), fundações privadas (15%) e organizações religiosas (1,6%). “Além destes, ainda temos os que atuam de forma voluntária, pois o Terceiro Setor depende muito destas pessoas”, disse o presidente da FBC.

Juarez ainda abordou as formas de parcerias, como convênios e contratos de gestão, além dos conceitos de autonomia e sustentabilidade que se buscam para estas entidades.  Por fim, ele mostrou um pouco da atuação da FBC e quais as contribuições da entidade para o Terceiro Setor.

As formalidades exigidas das organizações da sociedade imunes foi o foco da palestra de Marcelo Monello. Ele fez uma apresentação de como os profissionais devem atuar para garantir que as entidades possam usufruir dos benefícios fiscais e tenham imunidade tributária. Outra questão levantada foi sobre os honorários contábeis, já que trabalhar com estas entidades significa estar estrategicamente ligados com a sustentabilidade. “Não estamos apenas realizando uma demonstração contábil,  são muitas observâncias a seguir para garantir a sobrevivência da entidade”, disse Monello.

O palestrante detalhou as  obrigações da ITG 2002 (R1), que determina quais são os critérios e procedimentos de avaliação e reconhecimento das transações e variações patrimoniais de estruturação das demonstrações contábeis e informações mínimas a serem divulgadas das entidades sem fins lucrativos. “Os profissionais de Contabilidade precisam estar atentos ao reconhecimento de receitas e despesas, pois sabemos que no setor há muita ausência de informação e vejo fragilidade nessa área.  Portanto, o contador deve estar próximo da gestão”, disse ele.

Monello falou ainda das doações e subvenções recebidas para custeio e investimento, que devem ser reconhecidas no resultado. Já as imunidades não se enquadram no conceito de subvenções, portanto não devem ser reconhecidas como receita no resultado. Depois ele falou da importância da Prestação de Contas e a responsabilidades impostas à classe contábil. “Sabemos que nem sempre as expectativas de ambas as partes são atendidas, muitas vezes por falta de clareza ou ainda ausência de instrumentos formais e eficazes para a prestação de análise de contas, além da formulação ineficaz de metas e indicadores de desempenho”, ponderou. O palestrante deixou claro quais os instrumentos fundamentais e documentos necessários para uma boa Prestação de Contas no Terceiro Setor.

Fonte: http://www.crcsc.org.br/comunicacao/noticias/6242-terceiro-setor-foi-o-tema-do-camara-tecnica-debate

 


 

 

PRESIDENTE FBC MARCA PRESENÇA EM SEMINÁRIO REGIONAL INTERAMERICANO DE CONTABILIDADE EM ARACAJÚ

A solenidade de abertura, contou com a presença de nomes importantes para a contabilidade nacional e internacional. Para compor a mesa, participaram o presidente da FBC, Juarez Domingues Carneiro, a presidente do CRCSE, Angela Andrade Dantas Mendonça; o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; o primeiro vice-presidente da AIC, Cornélio Porras; o presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), Gustavo Gil Gil; a vice-presidente de Relações Institucionais da AIC e presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim;  o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Clovis Barbosa; o secretário de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE), José Modesto Passos Sobrinho; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE), Eliziário Silveira Sobral; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Josenito Vitale; o representando a Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, Maria Helena Sanches Lisboa; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Salete Leite; e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sergipe (Sindcont), Arnaldo Rodrigues. Estiveram também representando a FBC, o diretor executivo Jeovanes de Oliveira Silva e a conselheira fiscal,  Sandra Elvira Gomes Santiago.

 

O Seminário Regional Interamericano de Contabilidade aconteceu de 25 a 27 de maio de 2017, em Aracaju (SE), promovido pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), e a I Convenção Sergipana de Contabilidade. Os dois eventos aconteceram simultaneamente no Hotel Comfort Aracaju.

 

Os eventos, com os temas “Ética e Transparência na Administração Pública” e “Desafio e Transparência nas Informações Prestadas”, respectivamente, tiveram como finalidade estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, proporcionando aos profissionais da área e aos estudantes oportunidades para aprimoramento.

Na organização do evento, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) e AIC estimaram que aproximadamente 400 participantes, vindos de todos os estados brasileiros, estiveram no evento, cuja programação foi composta de cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras e painéis sobre tendências e desafios relacionados à Contabilidade.

Os eventos tiveram como apoiadores a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Academia Brasileira de Contabilidade  (Abracicon) e, como patrocinadores, Alterdata, Safeweb, Domínio, SCI E OMIE, Mastermaq e Secad.

FBC PROMOVE PALESTRA SOBRE GESTÃO E TERCEIRO SETOR EM SC

A fim de promover uma discussão sobre tecnologia e tendências futuras de mercado, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), realizarão uma palestra gratuita no dia 4 de julho, às 19h, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). “Gestão empreendedora, Criatividade e Terceiro Setor” será o tema do encontro, comandada pelo administrador, contabilista, consultor e professor,  José Henrique Domingues Carneiro.

O evento terá duração de 1h30min, com a apresentação voltada para a área de tecnologia e tendências futuras, startups consultoria online, escritórios virtuais, relações de trabalho e alianças estratégicas para alcançar o sucesso.

Palestrante

 

Carneiro foi apresentador de um quadro no programa “Contabilidade, Empresas e Negócios”, da Record News de SC, Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Florianópolis e

Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Atua como Coordenador Nacional do Programa Gestão e Contabilidade junto da FBC, e ocupa o

cargo de Superintendente de Assuntos Metropolitanos da Secretaria Municipal do Continente.

As vagas são limitadas. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou através do telefone (48) 3431-7577.

 

 

 


 

XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria será realizado em Portugal no mês de outubro

 

Com o tema “A Contabilidade: da academia à profissão”, o evento tem como realizadores a Ordem dos Contabilistas Certificados e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro. O XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria irá realizar-se nos dias 12 e 13 de outubro de 2017, na Universidade de Aveiro e irá dividir-se em sessões plenárias e paralelas, estando para estas últimas prevista a apresentação de trabalhos relativos a 14 áreas temáticas. O congresso é dirigido à investigadores, profissionais e estudantes que poderão participar do XVI CICA. Os trabalhos podem assumir a forma de comunicação (com ou sem discussant) ou de projeto de investigação, podendo ser redigidos em qualquer uma das línguas do Congresso: português, espanhol ou inglês.

As melhores comunicações serão propostas para inclusão num número especial da Revista Contabilidade e Gestão dedicado ao XVI CICA. Será atribuído um prémio à melhor comunicação apresentada no Congresso.

 

Mais informações : https://www.occ.pt/pt/noticias/xvi-congresso-internacional-de-contabilidade-e-auditoria-cica-aveiro-12-e-13-outubro-2017/