DESENVOLVER. INSPIRAR. EVOLUIR!
CURSOS EM DESTAQUE
todos os cursos
NOTÍCIAS EM DESTAQUE
todos as Notícias
INSTAGRAM DA FBC

Seminário – Os desafios da contabilidade em um mundo disruptivo

O Evento

Em um mundo em constantes mudanças, a atualização dos profissionais e empresários das áreas contábil, pública, do 3º setor e de auditoria é, de fato, um diferencial fundamental no mercado.

Por isso, a FBC em parceria com o SESCAP-BA desenvolveu o Seminário “Os Desafios da Contabilidade em Mundo Disruptivo”, que trará discursões sobre a atualização dos profissionais e empresários da contabilidade e da auditoria na aplicação dos avanços da profissão contábil em 2020 com o olhar para o futuro.

• Data: Aguarde, em breve
• Local: Salvador – Bahia / Fiesta Bahia Hotel – Salão Orquídea
• Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara, Salvador – BA
• Horário: 08:00 às 17:30 h
• Valor da inscrição: R$ 80,00

O evento visa a atualização dos profissionais e empresários das áreas contábil, pública, do 3º setor, e de auditoria, dentro do programa de educação profissional continuada, desenvolvida pela FBC, atendendo a Resolução NBC PG 12 (3) do CFC, tendo em vista as mudanças ocorridas no campo das ciências, frente aos desafios da profissão.


 

• Objetivo do Evento
Atualizar os profissionais e empresários da contabilidade e da auditoria na aplicação dos avanços da profissão contábil em 2020.

• Público Alvo

Empresários, Contadores, Auditores e demais profissionais que militam nessa área do conhecimento contábil.

• Palestras

• Compliance no Terceiro Setor
José Antonio de França

• Um Novo Olhar Sobre a Auditoria Pública
Inaldo da Paixão Santos Araújo

• Viver e Crescer juntos: Excelência em conexões humanas
Kau Mascarenhas

Workshop

 “Os Desafios da Profissão Contábil no Brasil e na América Latina nos Anos 20”
Moderador: José Martonio Coelho



Com a participação de Zulmir Ivânio Breda, Maria Clara Bugarim, Sergio Approbato M. Júnior e Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna.

Confira os currículos

Possui dois doutorados: um em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, e o outro em Contabilidade, pela universidade do Aveiro/Minho, em Portugal; é graduada em Ciências Contábeis, Administração de empresas e em Direito. 

É especialista em administração de recursos humanos e em auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP, presidiu o CRCAL, a FBC e o CFC por dois mandatos consecutivos. 

Atualmente, é controladora-geral do Estado de Alagoas, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. É assessora Técnica da Ifac. 

Detentora de diversos títulos de cidadania e medalhas, destaca-se por ser a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Contador e Administrador de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A quase 30 anos como empresário do segmento contábil na Approbato & Fischer Contabilistas Associados e há 23 anos trabalha ativamente na defesa e valorização do empreendedorismo. Foi Presidente do SESCON/SP – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, na Gestão 2013-2015, atualmente é Presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa – FENACON, na Gestão 2018-2022. Foi nomeado membro do Conselho Paulista de Competitividade no governo de Geraldo Alckmin, sendo atualmente membro do Conselho Consultivo da Associação Comercial de São Paulo, do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomercio/SP, do Conselho de Representantes da CNC – Confederação Nacional do Comércio, tendo participado do Conselho Fiscal do SEBRAE/SP e do Conselho Fiscal do CIEE/SP.

É detentor da Medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho”, outorga concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, da Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, concedida pelo SESCON-SP, da Medalha ANCHIETA concedida pela ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e detém diversas outras honrarias designadas aos setores contábil e do empreendedorismo nacional.

Formador de opinião, com publicações de artigos e entrevistas em veículos especializados do empreendedorismo e também na grande imprensa nacional.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – UDF(1979), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasilia – UCB (2014), mestrado em Amministrazione e Controllo pela Università degli Studi di Torino (1997), mestrado em Administração contábil e financeira pela Universidade de Brasília -UnB (2001), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012) e doutorando em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasilia (UCB). 

É professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília. Tem experiência em contabilidade corporativa, com ênfase em Contabilidade societária, contabilidade tributária, auditoria, contabilidade do terceiro setor, normas de contabilidade e análise de desempenho. Nos campos de ensino e pesquisa tem se dedicado a pesquisa empírico-teórica quantitativa, teoria da contabilidade, sistema de informações contábeis, relacionamento contabilidade x economia. 

Orientou e orienta diversos alunos nos cursos de graduação e especialização lato senso. Participou de bancas de doutorado e mestrado como membro avaliador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Brasilia (UnB).

Na gestão acadêmica exerceu a função de Coordenador de Graduação e Chefia do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA) da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da Universidade de Brasilia (UnB)

Francisco A. M. Sant’Anna é presidente do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.


Sócio líder da firma de auditoria Deloitte, Sant’Anna é auditor independente com mais de 35 anos na atividade, com enfoque na auditoria de instituições financeiras, entidades seguradoras e fundos de investimentos, tendo, inclusive, atuado nos EUA. 

Atualmente acumula na Deloitte as funções de Lider Regulatório, Líder de Política Pública e membro do Conselho de Administração.


Antes de assumir a presidência do Ibracon foi diretor Nacional do Instituto por duas Gestões (2012/2014 e 2015/2017), membro do Grupo de Trabalho (GT) Instituições Financeiras, representante do Ibracon na Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais da atual B3 e no Comitê Gestor do Programa Pró-Ética, da CGU.

O contador Zulmir Ivânio Breda é Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), tem especializações em Ciências Contábeis (PUC-RS) e em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), e é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). 

Possui experiência profissional na área governamental, onde atuou por mais de trinta anos, no âmbito municipal, estadual e federal. Foi Presidente do Conselho Regional de Contabilidade nas gestões 2010/2011 e 2012/2013. Atualmente, é Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (gestão 2018/2019), onde exerceu as funções de vice presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional na gestão 2014/2015 e de vice-presidente Técnico na gestão 2016/2017.

É palestrante e escritor, tem formações completas em COACHING e PNL, é consultor e professor em diversas áreas do Desenvolvimento Humano. É sócio-diretor do PRO-SER Instituto, autor do livro “Mudando para Melhor”. Tem pós-graduação em Consultoria Organizacional e Coaching Ontológico. Realiza palestras, seminários e cursos em várias organizações por todo o Brasil. É criador e mantenedor do curso digital PNL-Plus: Os Padrões de Excelência de Uma Mente de Triunfo.

• Contador, Mestre em Contabilidade, Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado da Bahia por 25 anos, tendo ocupado os cargos de Supervisor, Coordenador de Controle Externo e de Substituto de Conselheiro. Exerceu a função de Substituto de Conselheiro por mais de 11 anos.
• Professor concursado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) há 16 anos. Foi professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal) por 22 anos. Lecionou na Universidade Federal da Bahia (UFBa), na Faculdade Salvador (UNIFACS) e na Faculdade Bahiana de Administração. Também ministrou aulas em cursos preparatórios para concursos públicos. Atuou como professor convidado em dezenas de cursos de pós-graduação no país, nas seguintes matérias: contabilidade, contabilidade pública e auditoria. Ministrou curso de Auditoria Integral no Tribunal de Contas de Portugal.
• Possui os seguintes livros publicados: Auditoria Contábil; Introdução à Contabilidade; Introdução à Auditoria; Essencial da Contabilidade Pública; Introdução à Auditoria Operacional; Contabilidade Governamental; Essencial da Contabilidade Pública; Redescobrindo a Contabilidade Governamental e Fundamentos de Auditoria. Além disso, possui vários artigos publicados sobre auditoria em diversas revistas técnicas e escreve regularmente na coluna Sociedade e Bem-Estar do Jornal A Tarde, assim como no Jornal Tribuna da Bahia.
• Palestrante em eventos relacionados aos Tribunais de Contas brasileiros.
• Membro do Grupo de Trabalho constituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para elaborar as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).
• Membro do Grupo de Trabalho constituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para elaborar as Normas Brasileiras de Auditoria Aplicadas ao Setor Público.
• Membro do Grupo de Trabalho constituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Direção Nacional do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros – PROMOEX e que é responsável pelo projeto relacionado à elaboração, aprovação, edição e disseminação das Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro (NAGs)

Veja e curta esse curso também pelo Instagram

Ver essa foto no Instagram

O Workshop "Os Desafios da Profissão Contábil no Brasil e na América Latina nos Anos 20" será uma das atrações da programação do Seminário - Os Desafios da Contabilidade em um Mundo Disruptivo, em Salvador – BA! Informações e inscrições: www.fbc.org.br Em um mundo em constantes mudanças, a atualização dos profissionais e empresários das áreas contábil, pública, do 3º setor e de auditoria é, de fato, um diferencial fundamental no mercado. Por isso, a FBC em parceria com o SESCAP-BA @sescapbahia desenvolveu o Seminário “Os Desafios da Contabilidade em Mundo Disruptivo”, que trará discursões sobre a atualização dos profissionais e empresários da contabilidade e da auditoria na aplicação dos avanços da profissão contábil em 2020 com o olhar para o futuro. Com a participação de Zulmir Ivânio Breda, Maria Clara C. Bugarim, Sergio Approbato M. Júnior e Francisco Antonio Maldonado Sant'Anna, José Antonio de França, Inaldo da Paixão Santos Araújo e Kau Mascarenhas. Confira tema das palestras e workshop no site da FBC. Em pontuação no programa PEPC do CFC. Imperdível! Vagas limitadas, garanta já a sua. Faça a diferença, faça parte dessa nova concepção da contabilidade. #FBC #Contabilidade #economia #empresas #fundação #fundacaobrasileiradecontabilidade #fbccontabil #sescapba #crcba #crcbahia #cfcbsb #abracicon #aic

Uma publicação compartilhada por Fundação Bra. de Contabilidade (@fbc_contabilidade) em